Como Funciona?

Descrição

O Ponto Doméstica é uma solução desenvolvida pela empresa B4H Serviços em Computação Ltda para auxiliar empregadores e domésticas na gestão das horas trabalhadas e dos dados pessoais. O Ponto Doméstica tem como principal finalidade proporcionar à doméstica a possibilidade de "bater o ponto" através de um aparelho celular e, se este aparelho possuir a funcionalidade de localização disponível e habilitada, será possível identificar o local de onde o ponto foi batido. O empregador, de um computador de mesa ou de um tablet, poderá consultar as datas e os horários em que os pontos foram batidos . Tanto o aplicativo que executa no celular, quanto os serviços oferecidos pelo website, são totalmente gratuitos.

Pré-requisitos para utilização do aplicativo e dos serviços

· Qualquer aparelho celular com o Sistema Operacional Android, versão 2.1 ou superior, instalado;
· Qualquer aparelho celular com acesso à Internet, via rede de telefonia móvel ou Wi-Fi;
· Qualquer computador com os navegadores Chrome, FireFox, Safari ou Internet Explorer(versão 8 ou superior) instalado;

Passos necessários para o uso

Passo 1: Empregador cadastra-se no website;
Passo 2: Empregador cadastra, também no website, a doméstica;
Passo 3: Empregador consulta no menu do website, opção Doméstica/Consultar Dados, o Número do Cadastro que foi atribuído à doméstica;
Passo 4: Através do aparelho celular da doméstica, ou de outro aparelho de onde será "batido o ponto", o empregador, ou a doméstica, faz o download do aplicativo através do Android Market ou do Play Store (link no rodapé da página principal deste website). O nome do aplicativo é Ponto Doméstica.
Passo 5: Empregador ou doméstica inicia o aplicativo no celular;
Passo 6: O aplicativo pedirá que a doméstica entre com os seguintes dados:

a. CPF;
b. Número do Cadastro(obtido no Passo 3);
c. Escolha uma senha para acesso(*);

Após estes passos o aplicativo no celular oferecerá as opções de "Bater Ponto de Entrada" ou "Bater Ponto de Saída" (opções para entrada e saída de refeições não são oferecidas!);

Informações Gerais

  • O empregador poderá cadastrar quantas domésticas necessitar (executando o passo 2), observando que os passos 3 a 6 serão necessários para habilitar o aparelho celular de cada nova doméstica cadastrada;
  • No caso de dispensa da doméstica, o empregador deverá desativá-la no menu do website, opção Doméstica/Consultar Dados/Alterar. A partir disto a doméstica ficará impossibilitada de "bater o ponto" sob este empregador;
  • Somente será permitido "bater o ponto" de entrada, ou de saída, apenas uma vez, no mesmo dia. Não será possível "bater o ponto" de saída caso não seja "batido o ponto" de entrada;
  • Caso a doméstica adquira um novo celular, os passos 3 a 6 deverão ser repetidos no novo aparelho;
  • A localização geográfica da "batida do ponto" somente será visualizada caso o aparelho tenha a funcionalidade de localização disponível e ativa;
  • O tempo para identificar a localização geográfica da "batida do ponto" poderá variar entre 5 e 60 segundos. Caso exista uma rede Wi-Fi disponível, os tempos serão menores ;
  • Quando o ponto de entrada, ou de saída, é "batido", o empregador receberá um email informando a data e a hora do evento. Caso tenha email cadastrado no website, a doméstica receberá, também, uma cópia;
  • Na visualização, ou na impressão, do Cartão de Ponto, opção Ponto/Visualizar, serão apresentados: horários das "batidas" de entrada e saída, tempo de repouso, total de horas trabalhadas na semana, total de horas trabalhadas no mês;
  • No campo Horas Trabalhadas, opção Ponto/Visualizar, será subtraído o tempo de repouso, caso a diferença entre o horário de saída e o de entrada seja superior a 6 horas;
  • Caso uma doméstica troque de emprego, o empregador corrente não terá acesso aos dados pessoais da doméstica, cadastrada pelos antigos empregadores;
  • O ponto de qualquer mês e ano poderá ser visualizado, ou impresso. Quando impresso, será gerado um arquivo no formato PDF, identificado pelo nome da doméstica e pelo mês de apuração. Os dados pessoais do empregador, e os da doméstica, serão apresentados no impresso;
  • O acesso à rede móvel para a "batida do ponto", ou para obter a sua localização, poderá ocasionar tarifação pelas operadoras de telefonia;
  • Caso seja utilizada uma rede Wi-Fi, para a "batida do ponto", o aparelho celular não precisa possuir chip;
  • Para inibir distorções nas data e hora do aparelho celular, serão considerados os tempos do website, tanto para o ponto de entrada quanto para o ponto de saída, respeitando-se os fusos horários regionais;


  • (*) Esta senha será solicitada apenas quando a doméstica precisar "bater o ponto" através de um computador de mesa do empregador, e não pelo aparelho celular, por razões tais como: esquecimento ou perda do celular, furto ou roubo do celular, ou bateria descarregada.

    Equipe Ponto Doméstica.

© 2013, B4H
Todos os direitos reservados.